domingo, 13 de outubro de 2013

WAPS testou: veja primeiras impressões sobre novos games 'Pokémon'

WAPS jogou as horas iniciais do novo jogo de captura e batalha de monstros.
'Pokémon X' e 'Pokémon Y' chegam às lojas neste sábado (12) por R$ 150.



Depois de mais de 15 anos e cinco gerações de jogos, a série principal de "Pokémon" enfim migra para ambientes tridimensionais com "Pokémon X" e "Pokémon Y", games que chegam para o portátil Nintendo 3DS neste sábado (12) por R$ 150. O WAPS jogou as horas iniciais da versão X, que traz Pokémons diferentes da versão Y, como o lendário Xerneas.

 
Como já era de se esperar, a primeira coisa que salta aos olhos na 6ª geração dos games de captura e batalha de monstros é o visual. Agora, cidades, estradas, treinadores e Pokémons são construídos totalmente em três dimensões.
As lutas entre os monstrinhos são as principais beneficiadas. Com a novidade, os Pokémons podem ser vistos em detalhes e de vários ângulos. Os golpes ganharam animações próprias, muito bem trabalhadas, e tornam as disputas mais dinâmicas e animadas.
E se por acaso o combate estiver difícil e você ficar em dúvida sobre qual ação tomar entre um turno e outro, é só curtir a câmera do jogo enquanto ela faz uma panorâmica do campo de batalha.
Uma surpresa negativa, porém, fica por conta da função 3D do Nintendo 3DS, usada para criar uma maior sensação de profundidade nas imagens. Em alguns cenários, geralmente aqueles com mais elementos visuais, ela prejudica a velocidade de processamento do jogo, criando o famoso "lag" (atraso, em tradução). Ao desligar o recurso, o desempenho volta ao normal.
Outro fator notável é que nem todas as partes do jogo foram feitas usando a função 3D. Essa variação atrapalha: afinal, o jogo tem 3D ou não? No final das contas, o melhor a ser feito é manter o recurso desligado e poupar a bateria do seu console. Você não irá perder nada.
A jornada
Após poucos minutos, o jogador já pode escolher o seu primeiro Pokémon. Desta vez, a dúvida fica entre os inéditos Chespin (tipo "grama), Fennekin (tipo "fogo) e Froakie (tipo "água"). Chespin foi o escolhido por aqui.
Logo após vencer o primeiro dos oito ginásios e ganhar a insígnia de inseto, um Flabébé apareceu, um exemplar do novo tipo de Pokémon "fada". Como sempre, os monstrinhos selvagens surgem na áreas de grama alta, que graças ao novo motor gráfico do game ficaram mais fáceis de serem identificadas e evitadas caso o jogador não queira entrar em uma luta.
A navegação pelos cenários é parecida com a de outros jogos em três dimensões e o treinador consegue andar em oito direções. No geral, não há problemas, mas já em Lumiose City, a primeira grande cidade do jogo, a câmera deixa de ter uma posição fixa e passa a acompanhar o treinador de uma perspectiva em terceira pessoa (pela qual você enxerga o personagem por trás).
No novo ponto de vista, o controle sobre a visão do jogador fica muito rápido e instável. Qualquer toque mais forte no direcional do 3DS muda bruscamente a direção da câmera e pode incomodar.
Mesmo assim, vale destacar que após algumas lutas o jogador ganha um par de patins, o que é ótimo, já que o deslocamento fica muito mais rápido que nos outros games "Pokémon".
Com um toque de "Animal Crossing", outra novidade bem-vinda é a possibilidade de comprar roupas para seu treinador e até mudar o seu corte de cabelo. As opções de escolha de sexo também continuam presentes e você pode escolher entre seis modelos de personagens – três meninos e três meninas.
Por conta do pouco tempo de jogo, as evoluções Mega – que permitem a certos monstros mudarem temporariamente para formas mais fortes – e os combates contra vários Pokémons ao mesmo tempo não puderam ser testados. Os modos on-line de lutas e trocas de monstros estavam desabilitados.
Treinos e brincadeiras
Duas novidades alardeadas pela Nintendo nos novos "Pokémon" são a possibilidade de treinar os monstros – para melhorar seus atributos – e brincar com eles no melhor estilo Tamagotchi, o "bichinho virtual".
O treino pode ser feito de duas formas. Na primeira, o jogador precisa atingir um certo número de pontos em alguns mini-jogos para aumentar o ataque, a defesa, a velocidade, etc., dos seus Pokémons. A ideia é legal no início, mas rapidamente as tarefas começam a se repetir.
No outro, mais interessante para quem não quer perder tempo com treinos forçados, você escolhe um saco de pancadas específico de um atributo e deixa o monstrinho praticando enquanto o jogo segue normalmente.
Já a parte Tamagotchi de "Pokémon X" e "Pokémon Y" fica por conta do Pokémon-Amie, uma espécie de sala de estar das pokébolas. Lá o jogador pode alimentar e brincar individualmente com os Pokémons para melhorar o desempenho deles nas lutas. Você também pode decorar a "sala de estar" dos seus monstros com itens diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário